Quadrilha Junina Fole Danado sobe para o Grupo Especial em 2024

Entre as melhores da Bahia

Quinta, 15 de junho de 2023.

A 14ª edição do Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas, aconteceu em Salvador entre os dias 8 a 11 de junho, na Praça da Revolução, que fica no bairro de Periperi, no subúrbio da capital. O evento deu início à programação do São João do Bahia, e contou com a participação de mais de 50 grupos.

A Quadrilha Junina Fole Danado, representou Pojuca e foi classificada para o grupo especial de quadrilhas juninas da Bahia. Competindo com diversas outras quadrilhas, a Fole Danado proporcionou ao povo pojucano muito orgulho, trazendo motivos para comemorar e reafirmar nossa cultura.

O grupo cultural venceu nas categorias: Melhor casamento; Melhor dançarina; Melhor dançarino; Melhor casal de reis; Melhor figurino; Melhor coreografia; Melhor conjunto da obra. Todo esse trabalho é o resultado positivo da diretoria, coreógrafos, equipe de produção, presidente e todos os brincantes quadrilheiros.

De acordo com Ademir Souza, integrante da quadrilha e da diretoria, desde fevereiro a Fole vem se preparando e aprimorando seu espetáculo. “Contratamos um coreógrafo da capelinha do forró, mas que respeitou nossa essência e história. Todo o processo de construção foi colaborativo, e a história para esse ano foi formatada desde 2019. As cenas, figurinos, foram adaptados para a nossa realidade e juntos trouxemos o tema: Memórias: Quem festança seus males espanta”.

Ademir explica também a história do tema. “É a história de um homem que perde a memória por causa da explosão de uma bomba no dia do seu casamento, e que para reativar a memória desse homem, são usados elementos como milho, fogueira, elementos usados na cultura junina”.

Com esse maravilhoso espetáculo, a Fole Danado sobe para o grupo especial para 2024, e após o São João começa a se preparar para os próximos desafios.