COGEM e SEFAZ realizam capacitação para secretários e gestores de contratos da prefeitura

“Servidor capacitado, menos prejuízo para o município”

Quinta, 11 de janeiro de 2018.

Com o objetivo de estabelecer normas e procedimentos para o pagamento das despesas nas contratações de serviços, fornecimento de bens permanentes e de consumo, bem como, obras e serviços de engenharia pelo município, a Controladoria Geral do Município (COGEM) e a Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ) realizaram, nos dias 09 e 10 de janeiro, a apresentação de uma Cartilha de Processos Licitatórios e do Planejamento Orçamentário de 2018.

A apresentação do passo a passo aconteceu na sala de reuniões da Secretaria de Educação (SEDUC) e teve como público-alvo secretários municipais, chefe de gabinete, assessores, superintendentes, gerentes de tributos e gestores de contratos administrativos do município.

Durante todo o ano de 2017 a COGEM e a SEFAZ vêm implementando ações que visam à padronização dos processos de pagamentos de todas as despesas, buscando o aprimoramento dos procedimentos indispensáveis à liquidação das despesas públicas do município, reduzindo as diligências, que muitas vezes provocam lentidão e/ou paralisação do fluxo dos serviços.

E foi com este propósito, que a SEFAZ, elaborou uma cartilha com o passo a passo da realização dos serviços, a fim de reduzir, sobretudo, pontos de auditoria por parte do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), bem como outros órgãos de controle externo. A cartilha cria uma sinergia entre os envolvidos, reduzindo prejuízos ao município e traz mais celeridade aos serviços prestados à população pojucana.