Pojuca realizará 13ª Conferência Municipal de Assistência Social com foco nos 20 anos do SUAS
Evento reunirá diversos segmentos da sociedade para avaliar avanços e planejar os próximos 10 anos

No próximo dia 29 de maio de 2025, das 7h30 às 17h, o Hotel União será palco da 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Pojuca, com o tema: “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. O evento, promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), marca um importante momento de diálogo, avaliação e planejamento das políticas públicas da área.
As conferências municipais são espaços democráticos, representativos e deliberativos, nos quais se reúnem gestores, trabalhadores, entidades e organizações da sociedade civil para discutir os rumos da assistência social. Nesta edição, os participantes terão a oportunidade de avaliar os avanços e desafios do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com base no II Plano Decenal da Assistência Social (2016-2026), construído e aprovado pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).
Além da retrospectiva, a 13ª Conferência terá como objetivo mobilizar a sociedade para a construção de um novo plano decenal, que orientará as políticas públicas entre 2027 a 2037, considerando os aspectos territoriais, sociais e culturais do município de Pojuca.
A programação será estruturada a partir de quatro eixos estratégicos, que nortearão os debates:
Eixo I: A universalização do acesso aos serviços com equidade e respeito à diversidade;
Eixo II: O contínuo aperfeiçoamento da gestão e valorização dos trabalhadores;
Eixo III: A integração de benefícios e serviços para ampliar a inclusão social;
Eixo IV: O fortalecimento da gestão democrática e da transparência, incluindo a discussão essencial sobre o financiamento sustentável e equitativo da assistência social.
A Prefeitura de Pojuca reforça a importância da participação popular na construção de políticas públicas cada vez mais inclusivas e eficazes. A 13ª Conferência será um momento de reafirmação da assistência social como direito de cidadania e do SUAS como instrumento fundamental de proteção social.
Voltar