Projeto “Condução Decente” está com inscrições abertas para mototaxistas e motofretistas
Curso gratuito do Governo da Bahia oferece capacitação e acesso à linha de crédito especial

O Governo do Estado da Bahia abriu as inscrições para o projeto “Condução Decente”, voltado à qualificação gratuita de mototaxistas e motofretistas. Em Pojuca, os interessados poderão se inscrever entre os dias 20 e 25 de maio por meio do formulário disponível no site oficial do governo: https://www.ba.gov.br/trabalho/inscricao-projeto-conducao-decente. A ação faz parte de um esforço que prevê, até 2027, a qualificação de 6.500 profissionais em 75 municípios baianos. Nesta primeira etapa, estão sendo ofertadas 2.395 vagas em 47 cidades, incluindo Pojuca.
Pensando em facilitar o acesso dos profissionais ao projeto, a Superintendência de Trânsito e Transporte (STT) de Pojuca disponibilizou uma equipe de apoio para auxiliar no processo de inscrição. Os mototaxistas e motofretistas que desejarem ajuda para preencher o formulário online podem se dirigir até a sede da STT, localizada na Rua Antônio Mota, nº 390.
Na manhã desta segunda-feira, 20 de maio, foi realizada uma reunião na sede da STT com mototaxistas da cidade para apresentar os detalhes do projeto, esclarecer dúvidas e mobilizar os profissionais em torno da iniciativa.
Para participar do projeto, é necessário cumprir alguns critérios: exercer atividades remuneradas na condução de motocicletas; possuir CNH na categoria A por pelo menos 2 anos; ter idade mínima de 21 anos; ser motociclista que não possui o curso especializado obrigatório, ou que possui o curso com validade expirada; ter renda familiar de até 2 salários mínimos; e não estar cumprindo penalidades como suspensão do direito de dirigir, cassação da CNH por crime de trânsito, ou impedimento judicial de exercer seus direitos.
Além da capacitação gratuita, o projeto oferece outro grande benefício: o acesso a uma Linha de Crédito exclusiva criada pelo Governo da Bahia, por meio da Desenbahia. Os participantes que concluírem a qualificação poderão financiar até 90% do valor de uma motocicleta 0km, de fabricação nacional, com juros abaixo do mercado.
É importante destacar que a inscrição não garante a vaga no curso. Os candidatos serão avaliados e deverão atender a todos os pré-requisitos definidos no projeto para que a matrícula seja efetivada.
A Prefeitura de Pojuca incentiva a adesão dos profissionais locais à iniciativa e reafirma seu compromisso com a segurança e o fortalecimento das categorias que movem a economia da cidade.
Voltar