Coleta seletiva de resíduos sólidos é realidade em Pojuca
A coleta seletiva é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável

Com o objetivo de enfrentar a disposição inadequada dos resíduos sólidos recicláveis produzidos no município, a Gerência de Meio Ambiente da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente (SESPUMA), propôs um sistema de gerenciamento dos resíduos para ofertar ao pojucano uma infraestrutura adequada para a recepção dos mesmos.
Óleo de cozinha usado, pilhas, eletroeletrônicos, esponjas e lâmpadas, são os resíduos que serão coletados no Ponto de Entrega Voluntária – PEV e posteriormente destinados para empresas e ONGs especializadas na reciclagem dos materiais.
Além da instalação da infraestrutura necessária ao gerenciamento ambientalmente adequado destes resíduos, o trabalho consiste em ações de educação ambiental com os cidadãos e cidadãs de Pojuca, em relação à geração e descarte consciente desses resíduos sólidos.
A coleta seletiva é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável e tornou-se uma ação importante na vida moderna devido ao aumento do consumo e consequentemente do lixo produzido. O lixo mundial deve ter um aumento de 1,3 bilhão de toneladas para 2,2 bilhões de toneladas até o ano de 2025, segundo as estimativas do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
Voltar